Início do Conteúdo

Notícias

Extensões que ajudam usuários com baixa visão na web

Anderson Dallagnol
Logo dos navegadores Chrome e Firefox com o dizer: Baixa visão

No texto sobre Extensões que facilitam a leitura na web, explicamos que as extensões são complementos que podem ser instalados para adicionar ou aumentar as funcionalidades já existentes nos navegadores, permitindo aos usuários personalizar seu navegador de acordo com suas necessidades e preferências.

Vimos, também, que algumas dessas ferramentas são desenvolvidas com o propósito de promover maior acessibilidade, facilitando o uso do navegador e melhorando a interação dos usuários com os conteúdos, como foi demonstrado através de alguns exemplos de extensões que facilitam a leitura de conteúdos na web.

Dando continuidade às extensões que promovem acessibilidade, nesse texto iremos apresentar algumas extensões para Chrome e Firefox que proporcionam melhorias na apresentação do conteúdo para usuários com baixa visão. Assim, seja através da aplicação de alto contraste, mudança no esquema de cores, modificações no tipo e espessura da fonte, dentre outras funcionalidades, essas extensões têm por objetivo personalizar aspectos visuais da informação, melhorando assim a interação de usuários que possuem menor resíduo visual com os conteúdos disponíveis na web.

High Contrast (Chrome)

Quando ativa, essa extensão permite modificar ou inverter o esquema de cores de uma página. Entre seus recursos, estão disponíveis diferentes filtros de alto contraste, tais como: aumento de contraste, escala de cinza, cor invertida, escala de cinza invertido e amarelo no preto.

Interface da extensão High Contrast

Exemplo de conteúdo original e conteúdo com aumento de contraste no  High Contrast

Dark Background and Light Text (Firefox)

Essa extensão permite apresentar as páginas com um fundo escuro e texto claro. As cores utilizadas podem ser personalizadas de acordo com a necessidade de cada usuário.

Interface do Dark Background and Light Text

Página com conteúdo original e página com o alto contraste do Dark Background and Light Text aplicado

Através do item “Global Preferences” é possível escolher as cores que serão aplicadas a cada parte da página, como por exemplo, fundo, fonte, link, link visitado, link ativo e texto selecionado. 

Janela Global Preferences do  Dark Background and Light Text

Dark Reader (Chrome)

Quando essa ferramenta estiver ativa, ela permite controlar aspectos visuais das páginas, como por exemplo, inverter cores, aplicar alto contraste, controlar o brilho, o contraste, as escalas de cinza e sépia das páginas, tornando o conteúdo mais confortável aos olhos. 

Interface de configuração do Dark Reader

Página com cores originais e com aplicação de alto contraste no Dark Reader

Essa ferramenta também possibilita alterar o tipo e a espessura da fonte exibida nas páginas, como também salvar a página em uma lista de favoritos com configurações de visualização preestabelecidas.

Janela do Dark Reder para alterar tipo e espessura da fonte e adicionar o site a uma lista com configurações pré definidas.

Blank Your Monitor + Easy Reading (Firefox)

Essa extensão permite alterar o esquema de cores, tornando o fundo escuro e o texto claro, melhorando assim a visualização do conteúdo por usuários com baixa visão. 

Página com conteúdo original e página com alto contraste no Blank Your  Monitor + Easy Reading

Além disso, ao clicar no item “BMY Options”, é possível personalizar as cores que serão utilizadas para itens específicos da página, como por exemplo, cor de fundo, cor do texto, cor dos links e cor dos links visitados.  

Janela BMY Options do Blank Your Monitor + Easy Reading

Nessa mesma interface de configuração, ainda é possível atribuir atalhos de teclado para ativar e desativar a função de alto contraste nas páginas, além de escolher, através da opção “Enable ER Hover Effect”, se o usuário deseja ou não utilizar o recurso “Easy Reading”.  

O Easy Reading é um recurso para leitura facilitada, que permite que o usuário selecione uma parte do texto e abra-o em uma nova guia do navegador de maneira limpa e bastante contrastante. Para utilizar esse recurso, após ativá-lo nas configurações, basta selecionar o texto desejado e com o botão direito escolher a opção “Easy Read”. 

Janela de configuração  BMY Options  com a opção  Enable ER Hover Effect marcada para ativar o recurso Easy Reading

Texto selecionado com menu de contexto apontando a  opção Easy Read.

Texto com a opção Easy Reading aplicada

Por fim, cabe esclarecer que apresentamos aqui apenas algumas dentre inúmeras extensões que podem ser utilizadas para auxiliar usuários com baixa visão na web. O importante é que ao escolher uma extensão, seja verificado se ela oferece suporte e atualizações, como também se ao utilizá-la ela atende às necessidades do usuário.     

Final do Conteúdo Voltar ao topo
Início do Rodapé Final do Rodapé