Início do Conteúdo

Notícias

Extensões para facilitar a leitura na web

Bruna Salton
Logos do firefox e do chrome com a escrita Leitura


As extensões são complementos que podem ser instalados para adicionar ou aumentar as funcionalidades já existentes nos navegadores, permitindo aos usuários personalizar seu navegador de acordo com suas necessidades e preferências.

São inúmeras as extensões existentes que criam funcionalidades específicas e permitem personalizar os navegadores. Entre tantas, existem extensões direcionadas a promover maior acessibilidade, facilitando o uso do navegador e melhorando a interação dos usuários com os conteúdos exibidos.

Neste texto, vamos apresentar algumas extensões para Firefox e Chrome que servem para facilitar a leitura na web, seja através da remoção de distrações, modificação na cor e tipo da fonte, mudança no layout ou apresentação do texto de forma personalizada.

 

Modo de Leitura do Firefox

As versões mais recentes do Firefox já oferecem o recurso de Modo de Leitura por padrão. O Modo de Leitura é uma funcionalidade do Firefox que remove tudo o que é desnecessário, tais como botões, anúncios e imagens de fundo, e altera o tamanho, contraste e apresentação do texto para uma melhor legibilidade. 

Para ativar o recurso, acesse a página desejada e verifique ao lado da barra de endereços se é mostrado o ícone com o desenho de um livro (o ícone aparece nas páginas identificadas pelo Firefox como sendo páginas que contêm texto). Clique no ícone para ativar o Modo de Leitura.

ícone do Modo de leitura do Firefox em formato de livro aberto

Quando ativada, esta extensão remove o menu e outras distrações, transformando o conteúdo principal da página em uma página com fundo limpo, fonte maior, com texto ocupando apenas a região central da página. 

duas capturas de tela da mesma página da web, uma normal e uma após transformação com o Modo de Leitura, sem distrações, mais limpa e com fonte maior

Ainda, permite ao usuário escolher o tipo de fonte (com ou sem serifa), o tamanho da fonte, tamanho da linha e espaçamento entre elas, além de permitir modificar a cor de fundo (fundo claro, escuro ou sépia). Além disso, o Modo de Leitura também oferece a opção de leitura em voz alta, fazendo com que o Firefox realize a leitura em voz alta do texto para o usuário. 

barra de opções do modo de leitura, com possibilidade para modificar a fonte, espaçamento e opção de texto para fala

O Modo de Leitura do Firefox permite ao usuário ter uma excelente experiência de leitura, tendo suas necessidades e preferências atendidas. Se este recurso não estiver disponível no seu Firefox, atualize-o para a versão mais recente. 

Tranquility Reader (Firefox)

Apresenta o texto em um fundo limpo e livre de distrações, permitindo que o usuário modifique o tipo, cor e tamanho da fonte, cor do plano de fundo, cor dos links, espaçamento entre linhas, alinhamento do texto, entre outras opções de personalização. Para utilizar essa extensão, basta instalá-la e clicar no ícone (azul com a letra T) que aparecerá ao lado da barra de endereços do Firefox. 

duas capturas de tela da mesma página da web, uma normal e uma após transformação com o Tranquility Reader, sem distrações, fundo branco, mais limpa e com fonte maior

EasyReader (Chrome)

Quando ativada, esta extensão permite que o usuário selecione o bloco de texto que deseja ler. O bloco selecionado aparecerá sobreposto ao restante do conteúdo, em um fundo totalmente limpo e sem distrações. 

duas capturas de tela da mesma página da web, uma normal e uma após transformação com o Easy Reader, que aparece sobreposta em uma página mais limpa e sem distrações

BeeLine Reader (Chrome)

Após instalar a extensão, é criado um ícone azul e vermelho com a letra B ao lado da barra de endereço do Chrome. Quando ativada, essa extensão aplica um gradiente de cores sobre o texto, que serve para guiar os olhos do usuário durante a leitura. Segundo os desenvolvedores, o gradiente aplicado nas palavras facilita a passagem de linha e aumenta em até 30% a velocidade de leitura. Pode ser muito útil para pessoas com dificuldade de concentração, com dislexia ou que se confundem ao lerem texto todo na mesma cor.

WebHelpDyslexia (Chrome)

A extensão WebHelpDyslexia foi desenvolvida para auxiliar pessoas com dislexia durante a leitura e navegação na Web. A extensão permite a personalização da página de acordo com as necessidades do usuário, como combinação de cores, espaçamentos, tipo e tamanho da fonte. Entre as fontes disponíveis está a OpenDyslexic, que foi desenvolvida especialmente para facilitar a leitura na web de pessoas com dislexia.
A extensão também oferece uma "régua de leitura" que permite realçar o texto que o usuário está lendo, evitando distração, além de um marcador de texto e um dicionário de sinônimos.
Após instalada, essa extensão pode ser utilizada clicando-se no ícone que aparecerá ao lado da barra de endereço. A barra de ferramentas, contendo todas as funcionalidades da extensão, aparecerá no topo da página que está sendo visualizada.

ícone do WebHelpDyslexia ao lado da barra de endereço e barra de ferramentas do mesmo aparecendo no topo da página com todas suas funcionalidades

Na imagem a seguir, foi aplicada a fonte OpenDyslexic e modificada a cor de fundo.

Já na imagem a seguir, podemos ver a aplicação do recurso “régua” para guiar a leitura de uma parte do conteúdo por vez. É possível escolher entre quatro tamanhos diferentes de régua.

Outras extensões que podem facilitar a leitura na web:
  • Reader (Firefox): apresenta o texto da página em um fundo limpo e livre de distrações, permitindo que o usuário modifique a cor, tamanho e estilo da fonte, cor do plano de fundo, cor dos links, tamanho da margem, entre outras opções de personalização. 
  • Just Read (Chrome): remove as distrações a apresenta o texto de forma limpa e personalizável, permitindo ao usuário estilizar o conteúdo da forma que desejar, inclusive excluindo partes do conteúdo que não deseja visualizar.
  • Text Mode (Chrome): elimina as distrações da página (imagens, animações e vídeos), mostrando apenas conteúdo textual em escala de cinza.
  • MagicScroll Web Reader (Chrome): transforma o texto da página para formato de livro, ou seja, o conteúdo será apresentado em forma de eBook, de modo que é possível navegar entre as páginas utilizando as setas do teclado, não havendo necessidade de rolar a página. É bastante útil para facilitar a leitura de artigos ou conteúdos muito longos. 
  • Line Height Adjuster (Chrome): permite ajustar o espaçamento entre as linhas. 

Apresentamos aqui apenas algumas dentre inúmeras extensões que podem ser utilizadas para facilitar a leitura na web. Ao escolher uma extensão, é importante verificar se existe suporte e se o recurso continua recebendo atualizações. Também é muito válido verificar as avaliações de usuários. Mas, o mais importante, é testar o recurso e verificar na prática se ele atende ao que você precisa. 

Final do Conteúdo Voltar ao topo
Início do Rodapé Final do Rodapé