Trajetória das ações afirmativas no IFRS é relatada em publicação

PAV
capa da publicação Ações Afirmativas: A trajetória do IFRS como instituição inclusiva

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) tem sido pioneiro e ousado na construção de suas políticas e na adoção de formatos institucionais inovadores no que diz respeito às ações afirmativas. Em 2015, o IFRS recebeu o convite da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLASCO) para contar a trajetória das ações afirmativas na instituição, em um volume da Coleção Estudos Afirmativos.

A Coleção Estudos Afirmativos dedica-se a publicar iniciativas de instituições que adotam políticas de ação afirmativa. O objetivo da Coleção é divulgar essas políticas e contribuir para a formação de um amplo repertório de ações institucionais com vistas à garantia dos direitos de acesso e permanência na educação, conquistados recentemente pela legislação brasileira, em âmbitos nacional e local. A publicação é fruto do Projeto de Extensão Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior (GEA), resultado da parceria entre a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO/Brasil), a Fundação Ford e o Laboratório de Políticas Públicas (LPP/UERJ).

No volume intitulado Ações Afirmativas: a trajetória do IFRS como instituição inclusiva é apresentado um registro histórico da atribuição de competências e responsabilidades a cada órgão e núcleo do IFRS para a consolidação das políticas de ações afirmativas.

Essa publicação foi construída a várias mãos, envolvendo professores, técnicos, estudantes e gestores educacionais, que contam como o IFRS tem trabalhado intensamente na perspectiva da inclusão e do tratamento igualitário de todas as pessoas. O estudo apresenta um panorama bastante completo das ações desenvolvidas, desde a constituição dos grupos de trabalho dedicados à proposição das ações afirmativas nas normativas do instituto, até os emocionantes relatos dos beneficiários das políticas.

A versão digital do livro encontra-se no link abaixo.

Arquivos para download

Coleção Estudos Afirmativos v.7_IFRS (Formato PDF, Tamanho 2541.2 Kb)