Início do Conteúdo

Notícias

  • Descubra como os cegos utilizam smartphones e tablets

    Projeto Acessibilidade Virtual
    Mão segurando um smartphone, com um dedo sobre a tela.

    Dispositivos como smartphones e tablets estão cada vez mais presentes no dia a dia, facilitando a execução de boa parte das tarefas para todos. Mas, muitas vezes, podem surgir algumas dúvidas quando o assunto é a utilização desses aparelhos por pessoas cegas.

  • Como uma pessoa surdocega utiliza o computador?

    Projeto Acessibilidade Virtual
    Fotografia de uma linha braille sendo utilizada por uma pessoa. Os dedos da pessoa estão dispostos em cima da linha braille, sendo esta uma caixa retangular e longa, que possui na sua superfície uma fila de células braille. Abaixo da fileira, há botões que se encontram na parte central da superfície da linha braille.

    Pessoas com surdocegueira - perda parcial ou total da audição e visão - não utilizam o computador com mouse e teclado convencionais, mas sim com um conjunto de tecnologias assistivas, como o leitor de tela e a linha braille.

  • A deficiência devia ser valor e não problema na escola, diz Ika Fleury

    Projeto Acessibilidade Virtual
    Banner com o a frase: Inclusão nas escolas

    Incluir um aluno deficiente é permitir e desejar que ele participe de todas as atividades da escola, como todo e qualquer aluno. É assim que se define educação inclusiva para Ika Fleury, ex-primeira-dama do Estado de São Paulo e atual presidente do Conselho Curador da Fundação Dorina Nowill, uma instituição que trabalha há 70 anos pela inclusão de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão.

  • Membros do PAV participam de seminário sobre acessibilidade e inclusão em Novo Hamburgo

    Projeto Acessibilidade Virtual
    Banner Seminário de Acessibilidade Liberato Inclusiva

    No dia 23 de junho, os membros da equipe do Projeto de Acessibilidade Virtual Anderson Dall Agnol, Everaldo Carniel e Lael Nervis participaram do V Seminário de Acessibilidade – Liberato Inclusiva e III Seminário de Esporte Acessível.

  • PAV esteve presente no evento Mobility & Show

    Projeto Acessibilidade Virtual
    Banner mobility & show 2016

    O integrante da equipe de Tecnologia Assistiva do Projeto de Acessibilidade Virtual Luan Kunzler esteve mostrando a ponteira de bengala que identifica poças d’água, desenvolvida a baixo custo no PAV, no evento Mobility & Show, em São Paulo.

Final do Conteúdo Voltar ao topo
Início do Rodapé Final do Rodapé