• Descubra como os cegos utilizam smartphones e tablets

Projeto Acessibilidade Virtual
    Mão segurando um smartphone, com um dedo sobre a tela.

Dispositivos como smartphones e tablets estão cada vez mais presentes no dia a dia, facilitando a execução de boa parte das tarefas para todos. Mas, muitas vezes, podem surgir algumas dúvidas quando o assunto é a utilização desses aparelhos por pessoas cegas.

• Como uma pessoa surdocega utiliza o computador?

Projeto Acessibilidade Virtual
    Fotografia de uma linha braille sendo utilizada por uma pessoa. Os dedos da pessoa estão dispostos em cima da linha braille, sendo esta uma caixa retangular e longa, que possui na sua superfície uma fila de células braille. Abaixo da fileira, há botões que se encontram na parte central da superfície da linha braille.

Pessoas com surdocegueira - perda parcial ou total da audição e visão - não utilizam o computador com mouse e teclado convencionais, mas sim com um conjunto de tecnologias assistivas, como o leitor de tela e a linha braille.

• A deficiência devia ser valor e não problema na escola, diz Ika Fleury

Projeto Acessibilidade Virtual
    Banner com o a frase: Inclusão nas escolas

Incluir um aluno deficiente é permitir e desejar que ele participe de todas as atividades da escola, como todo e qualquer aluno. É assim que se define educação inclusiva para Ika Fleury, ex-primeira-dama do Estado de São Paulo e atual presidente do Conselho Curador da Fundação Dorina Nowill, uma instituição que trabalha há 70 anos pela inclusão de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão.

• Membros do PAV participam de seminário sobre acessibilidade e inclusão em Novo Hamburgo

Banner Seminário de Acessibilidade Liberato Inclusiva

No dia 23 de junho, os membros da equipe do Projeto de Acessibilidade Virtual Anderson Dall Agnol, Everaldo Carniel e Lael Nervis participaram do V Seminário de Acessibilidade – Liberato Inclusiva e III Seminário de Esporte Acessível.

• PAV esteve presente no evento Mobility & Show

Banner mobility & show 2016

O integrante da equipe de Tecnologia Assistiva do Projeto de Acessibilidade Virtual Luan Kunzler esteve mostrando a ponteira de bengala que identifica poças d’água, desenvolvida a baixo custo no PAV, no evento Mobility & Show, em São Paulo.