Início do Conteúdo

Notícias

  • Lançamento da Suite VLibras – tradutor de conteúdos digitais para Libras

    Projeto Acessibilidade Virtual
    Logo do VLibras, que consiste na silhueta de uma pessoa do sexo masculino de perfil, separado por uma linha na parte inferior do nome da aplicação.

    Nos dias 05 e 06 de maio ocorrerá o lançamento oficial da Suite VLibras, que é um conjunto de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais.

  • Avaliação de Acessibilidade em Sites

    Projeto Acessibilidade Virtual
    Esquema ilustrando os passos que fazem parte da avaliação de acessibilidade em sites. No centro, há um círculo central com a inscrição "avaliação de acessibilidade em sites",e, ao seu redor, há cinco outros círculos com as inscrições "Checklists", "Validador HTML e CSS", "Avaliação Manual", "Validadores Automáticos" e "Barra de Ferramentas".

    Uma dúvida que pode surgir de quem desenvolve para a Web é saber se o que foi desenvolvido está realmente acessível. Uma forma de descobrir é realizar avaliações de acessibilidade, que são metodologias para buscar inconformidades e barreiras de acessibilidade.  Esse processo permite identificar o que está errado e corrigir os erros, melhorando o acesso de todos, especialmente daqueles com alguma deficiência. 

  • Governo lança ferramentas para promover acessibilidade digital

    Projeto Acessibilidade Virtual
    Logo do programa de Governo Eletrônico, que consiste na palavra gov seguida por um ponto e a terminação br, e a frase Inclusão Digital logo abaixo do mesmo.

    ASES para Web e Cartilha sobre acessibilidade são apresentadas para gestores dos orgãos participantes do Sistema de Administração dos Recursos da Informação nesta terça-feira, dia 17 de Maio.

  • A importância das cores para a acessibilidade digital

    Projeto Acessibilidade Virtual
    Imagem de uma laranja cortada ao meio, onde cada uma das partes está colorida com dez diferentes cores. Abaixo, há a palavra "Cores" escrita.

    A escolha de combinações adequadas entre cores é um dos pontos mais importantes no que se refere à acessibilidade digital. As relações de contraste são fundamentais para que todas as pessoas consigam compreender o conteúdo transmitido por uma imagem, documento de texto, página Web, entre outros.

  • Trajetória das ações afirmativas no IFRS é relatada em publicação

    Projeto Acessibilidade Virtual
    capa da publicação Ações Afirmativas: A trajetória do IFRS como instituição inclusiva

    Equipe do IFRS relata a trajetória das ações afirmativas na instituição na publicação intitulada Ações Afirmativas: a trajetória do IFRS como instituição inclusiva, que faz parte da Coleção Estudos Afirmativos, da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais, Fundação Ford e Laboratório de Políticas Públicas da UERJ.   

Final do Conteúdo Voltar ao topo
Início do Rodapé Final do Rodapé